Blog

Criar um Pen Drive BOOTÁVEL – Rápido e Fácil!

10/02/2013 07:17

Acesse clicando aqui

Agências têm Vagas de Emprego sobrando, porém falta Qualificação

30/01/2013 12:23

Uma reportagem exibida no Jornal Hoje, da Rede Globo, mostrou que no início do ano sobram vagas de emprego. "Só o Sistema Nacional de Emprego (Sine) tem quase 180 mil oportunidades disponíveis em todo o Brasil", destaca a matéria.

Carlos Moreira, especialista em RH, informa que normalmente as vagas não são preenchidas em função da falta dequalificação dos candidatos.

"A maioria das empresas não exige experiência prévia, mas é necessário que o candidato já tenha tido ao menos um contato inicial com a área, ou seja, que tenha as noções básicas", completa Carlos.

 

Mão de Obra Profissional Assusta Pela Sua Falta no Brasil

23/01/2013 08:28

 

FÁBIO GANDOUR

 

A falta de mão de obra que assusta o país

O Brasil precisa adotar disciplina, já aplicada em países desenvolvidos, que ensina como se expressar com a linguagem técnica.

 

Se antes a riqueza do país era produzida com métodos simples, hoje toda a produção é mais complexa. A exploração do pré-sal ilustra bem essa complexidade, que vai da física em águas profundas à economia da distribuição dos royalties. Nesse cenário, o mercado se assusta com a falta mão de obra!

 

Essa constatação tem sido tão recorrente que adquiriu um caráter meio paralisante. Parece que sempre vai faltar profissional para qualquer coisa que se queira fazer. Se a falta é preocupante, mais assustadora ainda é a hipótese de que o suprimento dessa mão de obra só pode ser feito pela educação tradicional, um processo demorado e sem garantia de resultados.

 

Outro agravante do mesmo cenário é explicado pela diferença entre o que as empresas querem e o que o mercado oferece. A necessidade é de gente com conhecimentos de ciências mais "duras", como matemática, física, química e biologia, por exemplo, e a oferta que predomina no mercado é de graduados em áreas menos "duras", como economia, administração, direito e ciências sociais.

 

Apesar de tudo, essa escassez pode ter uma solução possível, quase milagrosa! Vamos começar notando que a carência predominante não é de doutores e profissionais altamente especializados. Recursos humanos com credencial acadêmica elevada podem ser até pontualmente úteis, mas a maior demanda é de um profissional que saiba ouvir, entender e se comunicar em linguagem técnica, seja ele engenheiro, advogado, economista ou, até, padre!

 

A aquisição desse tipo de aptidão pode ser feita através do treinamento em uma matéria escolar incomum no Brasil, chamada "Technical Writing". Acredito que a tradução para o português é tão literal quanto imperfeita: Redação Técnica. "Technical Writing" é uma disciplina que, em certos países desenvolvidos, começa a ser ensinada muito cedo, já no segundo grau.

 

A matéria não ensina apenas a escrever coisas técnicas. Ela ensina expressão técnica, oral e escrita. Quem adquire esta capacidade de expressão, de fato, aprende o que observar no mundo ao seu redor e, principalmente, como este mundo deve ser observado.

 

Isso é coisa séria. Tão séria que se você fizer uma busca com as palavras "Technical Writing" em qualquer internet da vida, vai levar um susto com o resultado! Há sites, blogs, cursos, empresas e livros, tudo dedicado ao assunto.

 

Ao aprender a observar alguma coisa e a descrevê-la para que seja razoavelmente compreendida por outra pessoa, o estudante adquire a habilidade verbal e escrita de comunicar o que viu e entendeu. Do feijãozinho brotando ao teorema de Pitágoras, passando pela diferença entre sunitas e xiitas.

 

Agora, se alguém imaginou que Redação Técnica, a qual é melhor chamar de Expressão Técnica Oral e Escrita, serve para escrever manuais pouco úteis como estes que tentam ensinar o uso do novo modelo de celular, bom saber que não é nada disso. A disciplina tem requerimentos próprios. De precisão, de síntese, de clareza e de sintaxe.

 

O que os meios de produção precisam com urgência no Brasil é de um monte de gente mais operacional que, mesmo graduada em áreas de ciências menos duras, possa se submeter a um treinamento de Expressão Técnica Oral e Escrita (com letras maiúsculas, como convém ao nome de um curso). E a duração será proporcional à profundidade do conhecimento técnico necessário.

 

Com algum esforço, para a criação rápida de docentes dessa nova matéria, ela pode ser oferecida por instituições de ensino já existentes, como universidades, escolas técnicas e o sistema S, os operadores do "quase milagre" necessário.

 

FÁBIO GANDOUR, 60, formado em medicina e ciências da computação, é cientista-chefe da IBM Brasil

 

Folha de São Paulo: 18/01/2013

Primeiro Blog

18/09/2012 18:26

Nosso novo Blog foi lançado hoje. Esteja atento a ele e nós tentaremos mantê-lo informado. Você pode ler as novas postagens nesse blog via RSS Feed.

 

Linguagem Corporal – Olhos

 

 

Você sabia que o olhar pode ser muito revelador?

    O olhar é um dos mais reveladores e precisos sinais de comunicação humanos porque não tem como ser controlado conscientemente. Mas para conseguir uma leitura mais precisa é preciso ver o todo.

 

    A linguagem não verbal costuma ser mais precisa, mas é preciso ficar atento para alguns detalhes. Os autores do livro “Desvendando os segredos da Linguagem Corporal”, Allan e Barbara Pease, dão algumas dicas sobre como interpretar melhor os sinais do olhar.

Você sabia que não conseguimos controlar a pupila?

Pupila dilatada

§  A pupila é um bom indicativo para quem deseja interpretar a linguagem dos olhos, isso porque não há como a controlar conscientemente.

§  A pupila se dilata quando há interesse ou excitação.

Pupila contraída

§  Em casos de estado de espírito zangado ou negativo, a pupila se contrai e dá à pessoa uma expressão facial chamada “olhar fulminante” ou “fuzilar com os olhos”.

Publicidade

§  Uma pesquisa mostrou que as pessoas classificam modelos fotográficos como mais atraentes quando a foto é alterada de forma a aumentar a pupila.

§  A publicidade usa esse recurso de aumentar a área da pupila principalmente para aumentar as vendas de produtos.

Bebês

§  A pupila dos bebês se dilata constantemente com a presença de adultos para ficaram com o aspecto mais atraente possível e poderem receber o máximo de atenção.

Você sabia?
    Olhos claros parecem mais atraentes porque é mais fácil observar as pupilas dilatadas.